quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Ecossistemas aquáticos e terrestres


Aquáticos

Limnociclo
O limnociclo é o biociclo dulcícola, ou seja, é o conjunto dos seres vivos que vivem em água doce e apresenta dois biócoros distintos:
Lênicos: Formada por águas paradas, uma vez que podem ser continuamente renovadas, esses ambientes lênicos podem variar desde poças de água formadas pela chuva até lagos e lagoas. A distribuição das comunidades em lagoas ocorre nas seguintes regiões ecológicas.
Lênicos: Divisões das comunidades em lagoas
Zona litorânea: trata-se de um local de pouca profundidade e bem iluminado, situado ao longo das margens, onde habitam plantas flutuantes enraizadas.
Zona limnética: consiste na superfície de uma área de água aberta, eufóbica, onde predominam algas do fitoplâncton, como diatomáceas e ainda cianobactérias.
Zona profunda: zona com água mais profunda, abaixo da zona limnética, constituindo um habitat de bactérias, fungos decompositores e organismos detritívoros.
Zona bêntica: apresenta os sedimentos no fundo de lagoas. Os sedimentos na zona bêntica contém bactérias como o Desulfuvibrio que utilizam o sulfato (SO42-) como aceptor final de elétrons e o reduz a H2S. As bactérias produtoras de metano também fazem parte dessa população, assim como os organismos causadores do botulismo.
Fatores abióticos
Os fatores que interferem na vida dos organismos podem ser climáticos, luz, a temperatura, fatores edáficos, salinidade e PH.
A luz constitui fonte de energia para a vida, que, ao ser absor- vida pelos autótrofos é convertida em energia química. A luz também influencia a vida dos animais e vegetais por outros meios.
A temperatura é um fator abiótico que exerce grande influên-    cia sobre a distribuição de animais e vegetais, atuando como fator limitante.
Lóticos
O ecossistema lótico  é aquele cuja água é corrente, como por exemplo, rios, nascentes, ribeiras, e riachos. Esse ecossistema tem como características o movimento constante das águas que formam correntes que determinam um ambiente rico em oxigênio e nutrientes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário