quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Ecologia de população


Introdução
Uma população pode ser definida como qualquer grupo de organismos da mesma espécie que ocupa um espaço determinado e que funciona como parte de uma comunidade biótica.
Os ecólogos estudam a estrutura populacional em diferentes escalas espaciais, variando de sub-população locais e espécies inteiras. Um novo ramo da ecologia, denominado Ecologia de paisagem, focaliza o número e a distribuição espacial dos indivíduos, uma vez que essas características influenciam a estabilidade das populações e afetam as interações entre espécies.
Fatores limitantes do crescimento populacional
Dentre os fatores limitantes, destacamos os fatores bióticos, como o predatismo, o parasitismo e a competição, fatores de resistência ambiental que regulam o crescimento populacional, e fatores abióticos, como a disponibilidade de espaço e de alimento e as condições climáticas do ambiente em que a população se encontra.
Densidade populacional
Cada população apresenta diversas características próprias, mensuráveis, como o número de nascimentos e óbitos, por exemplo, que a distinguem das outras. Para cada população pode-se calcular taxas de natalidade, de mortalidade e de crescimento, além de se definir um padrão de dispersão no tempo e no espaço.
Dispersão
É uma ampliação do ambiente vivente por um determinado organismo, locomovendo-se ativamente ou passivamente para outras áreas. A dispersão pode ser de dois tipos: dispersão passiva e dispersão ativa.
Fatores de dispersão
As espécies livres dispersam-se com maior facilidade por possuírem movimentos próprios que lhes permitem ir de um local a outro. Já as espécies fixas só podem se dispersar através de suas sementes ou de estágios livres de seu ciclo reprodutivo. Ficam, portanto, na dependência de fatores que facilitam a sua dispersão, como correntes de água, ventos, organismos livres e o homem. Todos esses fatores possibilitam a dispersão, levando sementes ou estágios livres de espécies fixas de um local para outro.
Barreiras de dispersão
É um conjunto de condições que impedem as dispersões, limitando a disseminação de espécies. Costuma-se dividir essas barreiras em quatro tipos:
As barreiras geográficas ,As barreiras edáficas, As barreiras climáticas e As barreiras biológicas.
Isoladamente, cada uma dessas taxas revela pouco sobre o crescimento da população. Para se avaliar esse crescimento, aplicamos o índice de crescimento (IC).
Formas de crescimento populacional
As populações apresentam padrões característicos de aumento, denominados formas de crescimento populacional. Para fins comparativos, podemos designar dois padrões básicos de crescimento e representá-los por curvas de crescimento: a curva de crescimento em forma de J e a curva em forma de S, crescimento sigmóide, pelo aspecto das curvas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário